quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viva São João!!!





Quem resiste ao encanto e a magia da Festa de São João? Há quem goste de Festa Junina pela pipoca saborosa acompanhada do bom e velho quentão, pelos amendoins irresistíveis servidos nas tendas, pelos deliciosos pratos servidos na festa à caipira, pelas brincadeiras e pescarias, pela quadrilha dançando ao redor da fogueira, pela magia dos balões ou também pela irreverência do casamento à caipira e pelas danças típicas de São João. São tantos os atrativos das Festas Juninas, não é mesmo?


Há também quem aproveite a data para abusar das simpatias para arrumar namorado, marido, afinal esta é a data mais propícia, segundo os supersticiosos, para pedir aquele “empurrãozinho” ao Santo Antônio e fisgar de vez aquela pessoa especial!


A verdade é que esta festa de São João é cheia de magia e deve ser comemorada sim! Vale comemorar no trabalho, na escola, na faculdade, com os amigos da rua, não importa o lugar, o que vale mesmo é a criatividade nos preparativos da festa e claro, animação é que não pode faltar!
As comemorações iniciam sempre um pouco antes da data, que é comemorada oficialmente entre os dias 23 e 24 de junho.


Muitas pessoas comemoram esta data, mas uma boa parcela não conhece a história de São João brasileira, típica da Região Nordeste.


Que tal conhecermos um pouquinho mais sobre a festa de São João?


Origem do termo ‘Festa Junina’

 Muitas pessoas não sabem a origem de São João, porquê comemoramos esta data e também porque a data ganhou o nome de “festa junina”, conhecido popularmente.


Existem duas linhas de pensamento que explicam e justificam o termo “Festa Junina”, uma delas é que as festas de São João são comemoradas em junho e por isso teria sido batizada de “Festa Junina”. Já a outra explicação, seria o fato de que a festa tem origem em países católicos da Europa e o termo “festa Junina” seria uma homenagem a São João.


Os historiadores contam que quem trouxe a festa de São João para o Brasil foram os portugueses ainda na época em que o Brasil foi colonizado e também governado por Portugal, com o tempo a festa de São João foi moldando a sua identidade e características proprias, mesclando a cultura dos povos de muitas regiões do país, levando em conta as particularidades de cada uma delas.


Apesar de comemorarmos a festa junina pelos quatro cantos do país, ela é típica da região do Nordeste, é lá que acontecem as grandes comemorações nesta data, consequentemente aquece a economia da região, já que é o lugar preferido dos turistas para comemorar com muito requinte esta festa maravilhosa.
 Comidas típicas
 Quem consegue resistir a um belo quentão na festa de São João? Não dá né? São muitas as tentações, fica difícil resistir tantas delícias nesta festa incrível!


São muitas as receitas para comemorar o São João em grande estilo, seja aquela receita de bolo de milho, canjica, cuzcuz, bolo de pinhão, cocada, batata doce e muitas outras delícias típicas de São João.


Tradições da festa de São João
A tradição está presente em todas as comemorações de São João, ela é marcada pelas quadrilhas que animam a festa com suas danças populares, pelas fogueiras que são o centro destas danças, pelo casamento à caipira sempre muito divertido, pela vestimenta típica à caipira, pelos balões coloridos, que hoje são considerados raros, devido às leis que proibem esta prática levando em conta os riscos de incêndio que oferecem.

Muitas pessoas comemoram o São João na rua onde moram, afinal é um bom momento para confraternizar com os amigos e vizinhos, onde geralmente cada um oferece um prato especial para a festa e comemoram vestindo-se à caráter, com música, danças, fogueira e muita animação!

Algumas empresas também organizam a festa de São João para comemorar, confraternizar e se divertir junto com os colegas de trabalho e familiares, onde não é diferente: Cada um leva um prato especial para compartilhar, saborear e se divertir!

Roupas Típicas
As mães adoram enfeitar os seus filhotes para comorar a festa de São João, seja para ir à festa da escola, da igreja, da empresa, não importa! O que vale é a criatividade na hora de produzir um look à caipira super legal!

Vale apostar naquele vestidinho velho do fundo do guarda roupa e customizá-lo com pedacinhos de retalhos e fitas coloridas, o que importa é a originalidade e a criatividade para produzir as suas peças!

E quem disse que só as crianças podem se caracterizar nesta data, engana-se! Existem vários looks bem legais que podem ser criados para pessoas adultas, afinal, São João não é São João se não tiver muitas roupas remendadas, costuradas e coloridas, não é mesmo?!

Não esqueça do chapéu (que também pode ser customizado!), das trancinhas com laço no cabelo, da sapatilha e meia calça colorida para dar aquele toque no visual. Para os homens, o lenço no pescoço não pode faltar e claro, muitos remendos na camisa (que pode ser xadrez, estampada, etc.) e um chapéu de palha para finalizar.

Então que tal arrasar na festa junina da sua escola, faculdade ou trabalho com um look pra lá de divertido? Mãos à obra! No vídeo abaixo você vai aprender como customizar uma peça de roupa! O vídeo é direcionado para peças de roupas infantis, porém, pode ser adaptado para todas as faixas etárias. Confira neste link como customizar as suas peças!

 Simpatias de São João

É uma tradição as moças fazerem simpatias na festa de São João, algumas pedem para encontrar um amor, outras desejam arrumar um bom casamento e por aí vai, então contam com a ajuda do Santo Antônio casamenteiro, vai que cola, né? Então, moças solteiras, anotem esta simpatia que poderá lhe ajudar a arrumar um bom partido!

Simpatia da Rosa Vermelha

Você deverá ferver uma rosa vermelha em um litro de água por cinco minutos. Logo após, deixe que esfrie e adicione uma colher de mel puro. Para finalizar, jogue esta água pelo seu corpo e na cabeça. Depois disso tome o seu banho normalmente. Agora sim você estará pronta para encontrar um grande amor.


Músicas para ouvir no Arraial


Existem várias músicas típicas de São João, é bacana reunir algumas delas para utilizar na trilha sonora da sua festa de São João até mesmo para as danças da quadrilha. Os estilos são muitos: fandangos, bumba-meu-boi, lundu, cateretê e por aí vai.

Que tal relembramos de uma dancinha bastante famosa na festa de São João?

CAPELINHA DE MELÃO
(Autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro)

Capelinha de melão, é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo, não me ouve não.
*
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Decoração Junina
O São João é marcada pela decoração de bandeirinhas coloridas, penduradas por todos os cantos e por objetos e acessórios de palha.

É bastante comum em época de São João os alunos decorarem as salas de aulas com bandeirinhas que simbolizam as festas juninas dando ao ambiente um toque todo especial em homenagem à esta data festiva. Agora que você conhece um pouco mais sobre o São João e suas tradições, que tal preparar uma festa de São João super legal na sua rua, na escola, junto com os seus amigos? Planeje a sua festa, peça a ajuda dos seus amigos para organizar tudo e divirtam-se!

2 comentários:

disse...

Bom dia minha querida vim te convidar a ir na Ilha e de lá fazer uma viagem até o meu Ostra da Poesia que está na gadgete Minhas Ilhotas, lá tem uma surpresa te esperando, não vou contar porque senão deixa de ser surpresa kkkkk Beijos de luz no coração!
Post magnifico este....

disse...

Olá miga querida! Vim oferecer o prémio Sunshine Award! Está na minha salinha de mimos, neste post:
http://lovelymimos.blogspot.com/2011/06/obrigada-querida-amiga-sandra-pelo.html

Um bjinho grande e continuação de uma boa semaninha!

Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010