quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viva São João!!!





Quem resiste ao encanto e a magia da Festa de São João? Há quem goste de Festa Junina pela pipoca saborosa acompanhada do bom e velho quentão, pelos amendoins irresistíveis servidos nas tendas, pelos deliciosos pratos servidos na festa à caipira, pelas brincadeiras e pescarias, pela quadrilha dançando ao redor da fogueira, pela magia dos balões ou também pela irreverência do casamento à caipira e pelas danças típicas de São João. São tantos os atrativos das Festas Juninas, não é mesmo?


Há também quem aproveite a data para abusar das simpatias para arrumar namorado, marido, afinal esta é a data mais propícia, segundo os supersticiosos, para pedir aquele “empurrãozinho” ao Santo Antônio e fisgar de vez aquela pessoa especial!


A verdade é que esta festa de São João é cheia de magia e deve ser comemorada sim! Vale comemorar no trabalho, na escola, na faculdade, com os amigos da rua, não importa o lugar, o que vale mesmo é a criatividade nos preparativos da festa e claro, animação é que não pode faltar!
As comemorações iniciam sempre um pouco antes da data, que é comemorada oficialmente entre os dias 23 e 24 de junho.


Muitas pessoas comemoram esta data, mas uma boa parcela não conhece a história de São João brasileira, típica da Região Nordeste.


Que tal conhecermos um pouquinho mais sobre a festa de São João?


Origem do termo ‘Festa Junina’

 Muitas pessoas não sabem a origem de São João, porquê comemoramos esta data e também porque a data ganhou o nome de “festa junina”, conhecido popularmente.


Existem duas linhas de pensamento que explicam e justificam o termo “Festa Junina”, uma delas é que as festas de São João são comemoradas em junho e por isso teria sido batizada de “Festa Junina”. Já a outra explicação, seria o fato de que a festa tem origem em países católicos da Europa e o termo “festa Junina” seria uma homenagem a São João.


Os historiadores contam que quem trouxe a festa de São João para o Brasil foram os portugueses ainda na época em que o Brasil foi colonizado e também governado por Portugal, com o tempo a festa de São João foi moldando a sua identidade e características proprias, mesclando a cultura dos povos de muitas regiões do país, levando em conta as particularidades de cada uma delas.


Apesar de comemorarmos a festa junina pelos quatro cantos do país, ela é típica da região do Nordeste, é lá que acontecem as grandes comemorações nesta data, consequentemente aquece a economia da região, já que é o lugar preferido dos turistas para comemorar com muito requinte esta festa maravilhosa.
 Comidas típicas
 Quem consegue resistir a um belo quentão na festa de São João? Não dá né? São muitas as tentações, fica difícil resistir tantas delícias nesta festa incrível!


São muitas as receitas para comemorar o São João em grande estilo, seja aquela receita de bolo de milho, canjica, cuzcuz, bolo de pinhão, cocada, batata doce e muitas outras delícias típicas de São João.


Tradições da festa de São João
A tradição está presente em todas as comemorações de São João, ela é marcada pelas quadrilhas que animam a festa com suas danças populares, pelas fogueiras que são o centro destas danças, pelo casamento à caipira sempre muito divertido, pela vestimenta típica à caipira, pelos balões coloridos, que hoje são considerados raros, devido às leis que proibem esta prática levando em conta os riscos de incêndio que oferecem.

Muitas pessoas comemoram o São João na rua onde moram, afinal é um bom momento para confraternizar com os amigos e vizinhos, onde geralmente cada um oferece um prato especial para a festa e comemoram vestindo-se à caráter, com música, danças, fogueira e muita animação!

Algumas empresas também organizam a festa de São João para comemorar, confraternizar e se divertir junto com os colegas de trabalho e familiares, onde não é diferente: Cada um leva um prato especial para compartilhar, saborear e se divertir!

Roupas Típicas
As mães adoram enfeitar os seus filhotes para comorar a festa de São João, seja para ir à festa da escola, da igreja, da empresa, não importa! O que vale é a criatividade na hora de produzir um look à caipira super legal!

Vale apostar naquele vestidinho velho do fundo do guarda roupa e customizá-lo com pedacinhos de retalhos e fitas coloridas, o que importa é a originalidade e a criatividade para produzir as suas peças!

E quem disse que só as crianças podem se caracterizar nesta data, engana-se! Existem vários looks bem legais que podem ser criados para pessoas adultas, afinal, São João não é São João se não tiver muitas roupas remendadas, costuradas e coloridas, não é mesmo?!

Não esqueça do chapéu (que também pode ser customizado!), das trancinhas com laço no cabelo, da sapatilha e meia calça colorida para dar aquele toque no visual. Para os homens, o lenço no pescoço não pode faltar e claro, muitos remendos na camisa (que pode ser xadrez, estampada, etc.) e um chapéu de palha para finalizar.

Então que tal arrasar na festa junina da sua escola, faculdade ou trabalho com um look pra lá de divertido? Mãos à obra! No vídeo abaixo você vai aprender como customizar uma peça de roupa! O vídeo é direcionado para peças de roupas infantis, porém, pode ser adaptado para todas as faixas etárias. Confira neste link como customizar as suas peças!

 Simpatias de São João

É uma tradição as moças fazerem simpatias na festa de São João, algumas pedem para encontrar um amor, outras desejam arrumar um bom casamento e por aí vai, então contam com a ajuda do Santo Antônio casamenteiro, vai que cola, né? Então, moças solteiras, anotem esta simpatia que poderá lhe ajudar a arrumar um bom partido!

Simpatia da Rosa Vermelha

Você deverá ferver uma rosa vermelha em um litro de água por cinco minutos. Logo após, deixe que esfrie e adicione uma colher de mel puro. Para finalizar, jogue esta água pelo seu corpo e na cabeça. Depois disso tome o seu banho normalmente. Agora sim você estará pronta para encontrar um grande amor.


Músicas para ouvir no Arraial


Existem várias músicas típicas de São João, é bacana reunir algumas delas para utilizar na trilha sonora da sua festa de São João até mesmo para as danças da quadrilha. Os estilos são muitos: fandangos, bumba-meu-boi, lundu, cateretê e por aí vai.

Que tal relembramos de uma dancinha bastante famosa na festa de São João?

CAPELINHA DE MELÃO
(Autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro)

Capelinha de melão, é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo, não me ouve não.
*
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Decoração Junina
O São João é marcada pela decoração de bandeirinhas coloridas, penduradas por todos os cantos e por objetos e acessórios de palha.

É bastante comum em época de São João os alunos decorarem as salas de aulas com bandeirinhas que simbolizam as festas juninas dando ao ambiente um toque todo especial em homenagem à esta data festiva. Agora que você conhece um pouco mais sobre o São João e suas tradições, que tal preparar uma festa de São João super legal na sua rua, na escola, junto com os seus amigos? Planeje a sua festa, peça a ajuda dos seus amigos para organizar tudo e divirtam-se!

2 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010