sexta-feira, 6 de março de 2009

Visitando a comunidade do Blog Prazer de Ensinar da Luzimara no Orkut ( http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=40599638), encontrei essa maravilha de texto para a 1ª reunião de pais com a escola.

MENSAGEM PARA A 1ª REUNIÃO DE PAIS COM A ESCOLA

1ª REUNIÃO DE PAIS- PAIS E ESCOLA

A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é “aquele lugar” onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades.

A escola faz parte do quotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.

Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal.
Assim, a colaboração dos pais com as professoras ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos seus filhos.

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são as professoras, capacita os pais a participarem mais ativamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interação contínua entre todas as partes envolvidas.
Para os pais, participar na escola não deve ser só “receber informações”.

É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.
Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos rígidos horários de trabalho.

Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.
Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais ativamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões de pais e mestres. Nelas, terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.

Seja bem vindo !

1 comentários:

disse...

Olá, fico agradecida por me visitar, vamos trocar muitos assuntos bons, o seu espaço é muito interessante. Não se preocupe com o ocorrido no dihitt, no mundo há pessoas e pessoas, mas existem os bons de coração e mente, unidos sempre estaremos. Beijos.

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010