quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Viúva e o Viúvo Tecnologico

Largue isso! 
5 dicas sobre etiqueta tecnológica para casais

A viúva ou o viúvo tecnológico é alguém que perdeu a atenção e o carinho de seu cônjuge para as luzes brilhantes e para a gratificação instantânea de um dispositivo eletrônico. Seja ele computador, tablet ou smartphone, é fácil ser pego na irresistível ação de uma ligação, alerta, alarme ou curiosidade por uma nova notificação. E seus entes queridos, às vezes, podem ser largados no caminho em troca de um riso barato ou atualização instantânea.

A ciência confirma que nossos cérebros são suscetíveis a insalubres e intensas reações aos dispositivos tecnológicos ultramodernos. E podemos até sucumbir ao vício eletrônico. Mas se o seu amor eletrônico está criando um abismo entre você e seu amor verdadeiro, aqui estão algumas maneiras de ficar fora da casinha de cachorro do The Sims e ao lado do seu amor.

Face a face

Face a face significa exatamente isso. Fale com seus entes queridos, face a face. Não com o rosto virado para baixo fazendo um cara a cara com a tela ou tendo outra conversa online.

Se você receber um alerta, alarme ou chamada enquanto estiver falando com alguém, deixe a chamada esperar até que a conversa acabe. Se for urgente, desculpe-se e atenda ou responda em outra sala.

Quando você e seu querido estão no espaço pessoal um do outro e passando o tempo juntos, certifique-se que é um tempo de qualidade.

Realmente esteja presente. E mantenha sua vida eletrônica e sua vida romântica não apenas cordiais e educadas, mas fisicamente separadas.

Intenções indivisíveis

Dê ao seu parceiro atenção. E faça isso intencionalmente. Coloque o seu dispositivo em modo silencioso, bem na frente dele. Guarde-o e esqueça. Então, coloque o foco no seu amor, atenção, carinho e energia em quem pode lhe dar aquilo que as notificações não podem - intimidade real.


Luzes apagadas

Quando é hora de ir para a cama - para dormir ou outra coisa - desligue os seus dispositivos. Acenda algumas velas, queime um incenso e coloque uma música suave.

Se você ainda tiver um toca-discos, use-o. Se não, você pode usar o computador ou o telefone como um leitor de música, mas tente manter o ambiente o mais natural possível e analógico.

Mesmo o chilrear dos grilos, farfalhar de folhas e zumbido do vento seriam suficientes. Em seguida, aconchegue-se e sinta-se acolhido.

Black out

Tire um dia para ficar completamente desligado e off-line. Nada de computadores, tablets, telefones, e-mails, nada. Volte à idade da pedra, onde se preparava uma refeição com muita dificuldade, onde falavam sobre o dia, brincavam, saiam para uma caminhada fora ou até se atreviam a tirar um cochilo.

Reconectar

Finalmente, quando você religar os dispositivos e verificar todas as suas chamadas não atendidas, mensagens e alertas, certifique-se que sua cara-metade não seja varrida para debaixo do tapete.

Use seu talento digital para comprar entradas para concertos, fazer reservas ou atualizar-se sobre o mais recente show a céu aberto local. Então vá. E deixe o seu dispositivo de tecnologia em algum lugar seguro, onde não possa interromper seu tempo juntos.

Se vocês dois gostam de tecnologia, joguem um jogo de computador ou aplicativo como parceiros em um único dispositivo. Não um contra o outro em telas separadas.

Etiqueta tecnológica é uma experiência de aprendizagem.

É difícil saber o que seguir, se estamos ou não quebrando as regras, porque houve tantas mudanças em tão pouco tempo. Mas se você está em dúvida se a sua dependência eletrônica está saindo de incômoda para se tornar grosseria, basta lembrar que ditados antigos ainda se aplicam:


Olhe para alguém quando está falando com você.

Estar perto de alguém não é estar com esse alguém.

E ouvir é mais do que apenas escutar.

Com apenas esses três princípios, você estará bem em seu caminho para ter um relacionamento respeitoso com o homem e com a máquina.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Put that down! 5 tips on tech etiquette for couples, de *Georgia Lee.

* Georgia D. Lee é graduada pela University of Miami - School of Business e fundadora do site Spiritual Life Skills, um site de auto-ajuda, auto-atualização e que apresenta um sistema de fortalecimento pessoal e educação espiritual.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010