domingo, 31 de julho de 2011

Paz Verdadeira


Paz é conceituada como ausência de lutas, violências ou perturbações sociais. No sentido individual é a ausência de conflitos íntimos, sossego.

É comum se confundir a ideia de paz com estagnação.

Para muitos, ela significa nada fazer. É a possibilidade do repouso, descanso adjetivado como merecido.

Para outros, ter paz é não ter obrigações, não ter que cumprir horários, é poder se supor em liberdade, sem entraves de disciplinas.

Para outros tantos a paz é ter conforto material, facilidades econômicas, prestígio social, tudo enfim, que alimente a fantasia do poder.

Para alguns mais, a paz significa ter a família bem constituída sem ondas agitadas no relacionamento doméstico. É ter filhos ajustados, estudiosos, que não facultem maiores preocupações.

Para muitos a paz significa gozar de saúde física, não necessitar de cuidados médicos. Jamais ter de se submeter a cirurgias ou hospitalizações, é não ter sequer um resfriado, vangloriando-se, então, de possuir uma saúde perfeita, ante o comum dos mortais que são portadores de mazelas e carências corporais.

* * *

A paz proclamada pelo Cristo é bem diferente disto tudo. Está muito longe desses conceitos que alimentam vaidade, que incentivam privilégios ou discórdias.

A paz que o Cristo veio trazer e nos legou é a que propõe trabalho ativo e continuado para o bem.

É a que ensina o cumprimento dos deveres como parte da autodisciplina. É a que sabe tirar proveito das dificuldades materiais, não permitindo acomodação, fomentando a luta por suplantar as provas.

A paz que vem do Mestre Jesus é a que permite enfrentar a família-problema, sem propostas de fuga, permitindo que cada um seja o professor do outro, portas adentro do lar.

A paz do Cristo é a que ensina ao indivíduo a fazer bom uso do seu corpo, não importando se enfermo ou sadio, pois ele é instrumento de que se utiliza o Espírito para avançar, para progredir rumo ao aperfeiçoamento.

Ter paz é agir no bem.

A paz real é a que veio nos trazer Jesus. Para conquistá-la é preciso fazer esforços por conseguir uma consciência reta, mantendo a ação no bem, persistindo na condição de operosos servidores da vida.

* * *

Qualquer que seja a nossa situação no mundo, somente teremos paz no íntimo quando aprendermos a ser o melhor para os outros, a fazer o melhor para os outros, a vibrar o melhor para os outros, valendo-nos do nível ao qual já tenhamos chegado na vida, seja ele qual for.

A lição é do Mestre inesquecível e não permite dúvidas.

                   
Redação do Momento Espírita, com base nos cap. 2 e 10 do livro Quem é o Cristo, pelo Espírito Camilo, psicografia de J. Raul Teixeira, ed. Fráter.



Sandra, parabéns pelos 52 Mil Toques
nesse Blog adorável. Ofereço-te um Mimo
com muito carinho!
 



Recebi esse Selinho Lindo da Anninha
do Blog Palavras Soltas.
Muito Obrigada amiga!


Comente aqui...

sábado, 30 de julho de 2011

39 Mil Visitas! Obrigada!!


 
   Estou agradecida

Pelo filho que reclama por ter de lavar a louça, porque isso significa que ele está em casa e não vagueando pelas ruas.

Pelos impostos que eu pago porque isso significa que eu tenho emprego.

Pela confusão que eu tenho de limpar após uma festa, porque isso significa que eu estive rodeado de amigos...

Pelas roupas que me estão um pouco apertadas, porque isso significa que eu tenho alimentos para comer.

Pela minha sombra que me segue, porque isso significa que eu ando ao Sol.

Pela relva que necessita ser aparada, pela janela que necessita ser lavada pelas paredes que necessitam ser pintadas, pela lâmpada que precisa ser trocada, porque isso significa que eu tenho casa..

Por todas as críticas que eu ouço ao Governo porque isso significa que eu tenho liberdade de expressão.

Pelo lugar para estacionar que eu encontro ao fundo do parque de estacionamento porque isso significa que eu posso andar e que tenho a sorte de ter um meio de transporte....

Pela minha enorme conta de energia por causa do aquecimento, porque isso significa que eu vivo quentinho...

Pela Senhora que desafinadamente canta atrás de mim na Igreja, porque isso, significa que eu posso ouvir...

Pela quantidade de roupa que eu tenho para lavar e passar a ferro, porque isso significa que eu tenho roupa para vestir...

Pelo cansaço e os músculos doridos que eu sinto ao final do dia porque isso significa que eu tenho saúde para trabalhar em pleno....

Pelo despertador que toca às primeiras horas da manhã, porque isso quer dizer eu estou VIVO...

E Finalmente...

Pela enorme quantidade de Visitas que eu recebo diariamente, no meu Cantinho, pois isso 
mostra que tenho amigos que pensam em mim.
Daniel Choliani

OBRIGADA por fazerem parte desse Cantinho e de mais essa Conquista.
39 Mil Visitas! Deus abençoe a todos vocês AMIGOS SEGUIDORES e VISITANTES que passam por aqui deixando sua marquinha, mesmo que muitas vezes só no número.
Esse selinho ofereço com muito carinho a todos vocês.
Beijos!





Recebi esse selinho da Rose do Blog
Obrigada pelo carinho Rose.
Ele tem regrinhas, mas repasso pra todos
os Blogs seguidores, pois todos são Nota Dez.
 


Comente aqui...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Definição de filhos por José Saramago


Esse pequeno texto é uma ótima reflexão sobre esses seres lindos, que amamos mais que tudo na vida e que na verdade não são nossos. Estão conosco por um determinado tempo para que possamos cuidá-los e prepará-los para a vida. Certo é que devemos estar atentos, pois um dia seremos cobrados e perguntados: “O que fizeste com aqueles que te dei pra cuidar?”, não é verdade???
"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

Comente aqui...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A SÍNDROME DE BOURNOUT



A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

 Sintomas

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
 
Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.
Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Recomendações

* Não use a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos e não desfrutar momentos de descontração e lazer. Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de burnout;

* Conscientize-se de que o consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão não é um bom remédio para resolver o problema;

* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental. Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e objetivos profissionais.


Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010