domingo, 31 de outubro de 2010

Dia das Bruxas


 A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".

O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).

Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições



Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.





As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil


 
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Selinho do Dia das Bruxas que recebi da amiga
Joana do My Lovely Blog.
Obrigada Joana!!



 O Selinho do Eterno Aprendiz.
Está na Sala de Oferecidos
Leve com Você!
Beijos!!!

Comente aqui...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Janelas da vida


Abra a janela do teu coração e deixe a alma arejar! Sabe aquele cheiro de mofo de sonhos que envelheceu e você nem se deu conta? Deixe que o vento leve para longe...

Livre-se também do ranço amargo de toda mágoa e do rancor, faça uma boa limpeza na vidraça do coração, garanto que você enxergará melhor a vida lá fora.

Deixe a luz inundar tudo, apagar as marcas das decepções, as tristezas das derrotas e da mania de sofrer por sofrer e acima de tudo, permita que o sol derreta o gelo da solidão.

Apaixone-se por um sorriso e sorria junto, ilumine as janelinhas dos olhos... Ame a pessoa que o espelho reflete todas as manhãs.

Escancare a janela dos desejos e esbanje sonhos, ninguém sonha em vão, e também não é verdade que os sonhos fogem, as pessoas é que desistem, e eles morrem.

Desenhe um horizonte além da tua janela, exagere nas cores e... Faça florescer todos os campos que sua vista alcança. Vá além, muito além....

Abra a janela da vida e seja pleno em cada coisa ainda que pareça pequena. Viva com a espontaneidade de uma criança. Debruce na janela e não olhe a vida passar através dela... Viva!

Palavras Escritas por: Lady Foppa

  
Selinhos recebidos das amigas:

Joana - do Blog O My Lovely Blog

Nathalia do Blog Amiga da Pedagogia
 
Comente aqui...

Parabéns pra você!!!


"Muitas pessoas pensam que a felicidade 
somente será possível 
depois de alcançar algo, mas a verdade 
é que deixar para ser feliz amanhã 
é uma forma de ser infeliz." (ROBERTO SHINYASHIKI)

Hoje é o aniversário de Renato Trindade - HappyBlue
do Blog Quiosque Azul.
 Parabéns Renato!!
Muita Saúde , Paz e Amor!!


Te ofereço esse Mimo que fiz com muito carinho!
Deus te abençoe!!





O Blog Ao Toque do Amor comemora hoje 4 Anos!
Parabéns Sandra por manter esse Espaço Vivo
e Cheinho de Amor!!!


Esse cartão foi feito com muito carinho para você!


Comente aqui...

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.

E HOJE?

Vivendo na era da informática, nos perguntamos: qual será o futuro do livro na era ditigal? Alguns respondem que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros dizem que não, que tanto as edições impressas quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor. Ainda é uma questão.

De qualquer forma, não há como negar a existência das editoras e livrarias online. Seus livros podem ser adquiridos - a pedido - no formato tradicional ou, em se tratando de obras de domínio público, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, simplesmente serem lidas online, conectado à rede, ou offline, "baixando" o arquivo, para imprimir o livro e ler à hora que desejarmos.



Um avanço e uma comodidade, não? D. João VI, com toda a sua realeza, jamais poderia imaginar algo tão genial.


Pois é a própria internet, com sua comodidade, que nos dá a reposta para nossa pergunta inicial. Ela mesma nos fornece duas opções de leitura: online e offline.

Além do mais, são os próprios donos de editoras online que deixam claro o status que é para um escritor ver seu livro sair da versão online para a versão impressa.

Talvez a questão não seja tanto se o livro impresso vai deixar ou não de existir, mas de que valor será investido daqui a algum tempo. Maior ou menor?


COMO CUIDAR DOS HOMENS?

Para quem curte ler, de forma online ou não, e que possui suas obras preferidas (aquelas de que não se desfaz nem morto!) separadas num espaço nobre de sua estante, é bom saber umas dicas de como conservar esses nossos amigos, os livros.
Aqui vão algumas:

Evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;

Evite folhear livros com as mãos sujas;

Evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;

Contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;

Evite largar os livros dentro do carro;

Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;

Evite apoiar os cotovelos sobre eles

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


A Origem do Livro

Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.

 
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".

Quem foi Gutenberg?

O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série.

Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.

Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

A Importância do Livro

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

Comente aqui...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quando Plantamos uma Roseira

 Quando plantamos uma roseira, notamos que ela fica dormindo muito tempo no seio da terra, mas ninguém ousa criticá-la, dizendo:
"Você não tem raízes profundas" ou "Falta entusiasmo na sua relação com o campo".
Ao contrário, nós a tratamos com paciência, água e adubo.
Quando a semente se transforma em muda, não passa pela cabeça de ninguém condená-la como frágil, imatura, incapaz de nos brindar imediatamente com as rosas que estamos esperando.
Ao contrário: maravilhamos-nos com o processo do nascimento das folhas seguido dos botões, e, no dia em que as flores aparecem, nosso coração se enche de alegria.
Entretanto, a rosa é a rosa desde o momento em que nasce até seu período de esplendor, e termina murchando e morrendo.
A cada estágio que atravessa - semente, broto, botão, flor - expressa o melhor de si.
Também nós, em nosso crescimento e constante mutação, passamos por vários estágios: vamos aprender a reconhecê-los, antes de criticar a lentidão de nossas mudanças.
W. Timothy Gallway



Recebendo mais selinhos!
Da Anninha do Blog Palavras Soltas 
pelas 24 Mil Visitas.
Obrigada amiga!


Da Iolanda do Blog Sonhos de Amor
Selinho do Dia da Bruxas.
Obrigada Ioio!!!



Esse Selinho foi a Sandra do Blog Ao Toque do Amor
quem me ofereceu. Obrigada San, por me indicar!
Beijos!!


Edimar Sueli - Jesus Minha Rocha
Irene - Mamyrene
Cristi@ne - Infinito da Cris

Recebi esse selinho da Olímpia do Blog Educação com Arte
Obrigada amiga pela indicação!
Beijos!!


Este selo tem como regrinhas:

-Dizer 10 Amores
- Repassar para 10 Amigas :

Meus 10 amores são:

1-   Deus
2-  Minha família
3-  Minha profissão – Ser professora é apaixonante!
4-  Meus amigos reais e virtuais
5-  Dançar – Danço a noite toda!
6-  Artesanato em EVA
7-  Ler
8-  Blogar e navegar na Net
9-  Viajar
10-  Doces – Sorvete e chocolate são meus preferidos!!!
Comente aqui...

Beneficios Imediatos


Entre o Aprendiz e o Orientador se estabeleceu o precioso diálogo:

-Instrutor, qual é a força que domina a vida?
-Sem dúvida, o amor.
-Esse poder tudo resolve de pronto?
-Entre as criaturas humanas, de modo geral, ainda existem problemas, alusivos ao amor que demandam muito tempo a fim de que se atinja a solução no campo do entendimento.
-E qual o recurso máximo que nos garante segurança entre as desarmonias do mundo?
-A fé.
-Pode a fé ser obtida, de momento para outro?
-Não é assim. A confiança raciocinada reclama edificação vagarosa no curso dos dias.
-A que fator nos cabe recorrer, para que nos conservem o ânimo e a alegria de servir entre conflitos da existência?
-A paz. -E a paz surge expontânea?
-Também não. Ninguém conhece a verdadeira paz sem trabalho e todo trabalho pede luta.
-Então instrutor, não existe elemento algum no mundo que nos assegure benefícios imediatos?
-Existe.
-Onde está esse prodígio, se vejo atritos por toda parte, na Terra?
-O Mentor fez expressivo gesto de compreensão e rematou:
-Filho, a única força capaz de proporcionar-nos triunfos imediatos, em quaisquer setores da vida, é a força da paciência.

* * *
Francisco Cândido Xavier. Da obra: Pronto Socorro.
Ditado pelo Espírito Emmanuel.
Fonte: http://conscienciaevida.blogspot.com/


Lindos Selinhos que recebi das amigas 
pela marca de 24 Mil visitas!!!
Obrigada a todas pelo carinho!!

Sandra Veneziane - Toque do Amor

Sônia Silva - Cantinho de Aconchego
Ira, parabéns pelos 50 Seguidore no Espaço Mulher!
Te ofereço um Mimo com muito carinho!!
Beijos!!


Comente aqui...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agradecendo a FORÇA da AMIZADE-24 Mil Visitas!!!


"A força da amizade vence todas as diferenças... 

Aliás... Para que diferenças quando somos Amigos!

Quando erramos... Nós perdoamos e esquecemos.

Se, temos defeitos... Não nos importamos... Trocamos segredos... E  respeitamos as divergências...

Nas horas incertas, sempre chegamos ao momento certo...

Amigos sem cor... Sem sexo... Sem idade... Amigo é só Amigo...

Amparamo-nos... Defendemo-lo... Sem pedir...

Fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...

Reverenciamo-nos... Adoramos... Idolatramos... Apreciamos... Admiramos.

Mostramo-nos Amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer...

Aceitamo-nos, sem querer mudanças...

Estamos sempre presentes, não só nos momentos de alegria, compartilhando prazeres, mas principalmente nos momento mais difíceis...

Não tiramos à liberdade... Não sufocamos... Não forçamos nossa presença...

Estamos perto quando de nós necessitam... E ao nos afastarmos, respeitamos sempre a individualidade alheia.

A Amizade não se força... Mas tem uma força que se intensifica a cada instante... É dessa maneira que sou teu Amigo.

O que você acha? Eu estou agradecendo. Que tal!"

Obrigada amigos pelo carinho 
e por fazerem parte dessa conquista!
Ofereço a todos o Selinho Comemorativo!
Beijos!!!





Comente aqui...

A coisa mais bela do mundo


Um célebre pintor, que tinha realizado vários trabalhos de grande beleza, convenceu-se, certo dia, de que ainda lhe faltava pintar a sua obra prima.

Em sua procura por um motivo, numa poeirenta estrada, encontrou um idoso sacerdote que lhe perguntou para onde se dirigia.

Não sei, respondeu o pintor.

Quero pintar a coisa mais bela do mundo. Talvez que o senhor possa me orientar.

É muito simples- disse o sacerdote

- Em qualquer igreja ou crença você achará o que procura.

A fé é a mais bela coisa do mundo.
Prosseguiu viagem o pintor.

Mais tarde, perguntou a uma jovem noiva se sabia qual a coisa mais bela do mundo.
O amor- respondeu ela.

- O amor torna os pobres em ricos, suaviza as lágrimas, faz muito do pouco. Sem amor, não há beleza.

Continuou ainda o pintor a sua procura.

Um soldado exausto cruzou o seu caminho, e quando o pintor lhe fez a mesma pergunta, respondeu:

A Paz é a mais bela coisa do mundo. A guerra a coisa mais feia. Onde você encontrar a paz, fique certo de que encontrará a beleza.

- Fé, Amor e Paz.

Como poderei pintá-las? -pensou tristemente o artista.
Meneando a cabeça desanimado, tomou o rumo de casa.

Ao entrar em sua própria casa, deu com a coisa mais bela do mundo.

Nos olhos dos filhos estava a Fé.
O Amor brilhava no sorriso de sua esposa.
E aqui,em seu lar, havia a Paz de que lhe falara o soldado.
Realizou assim o pintor o quadro

"A coisa mais bela do mundo".
E, terminando-o, chamou-lhe "LAR".

Goodwin


Ira, parabéns pelas 4 mil Visitas no Cantinho Especial!
Obrigada pelo lindo selinho!
Te ofereço um Mimo com muito carinho!
Beijos!!




Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010